domingo, 29-setembro-2024
InícioSaúdeCovid pode ter matado até 180 mil profissionais de saúde no mundo,...

Covid pode ter matado até 180 mil profissionais de saúde no mundo, diz OMS

Mortes ocorreram entre janeiro de 2020 e maio deste ano; escassez de vacinas pode fazer com que pandemia continue no ano que vem.

A covid-19 afetou gravemente os profissionais de saúde e pode ter matado entre 80 mil e 180 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses trabalhadores devem ser priorizados para vacinas, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que criticou a injustiça na distribuição dos imunizantes.

As mortes ocorreram entre janeiro de 2020 e maio deste ano.

Mais cedo, outro funcionário do alto escalão da OMS alertou que a falta de vacinas poderia fazer com que a pandemia continuasse no ano que vem.

Existem cerca de 135 milhões de profissionais de saúde em todo o mundo.

“Dados de 119 países sugerem que, em média, dois em cada cinco profissionais de saúde em todo o mundo estão totalmente vacinados”, disse Tedros.

“Mas é claro que essa média mascara enormes diferenças entre regiões e agrupamentos econômicos.”

Menos de um em cada 10 profissionais de saúde foi totalmente vacinado na África, disse ele, em comparação com oito em cada 10 em países de alta renda.

A falha em fornecer vacinas suficientes aos países mais pobres havia sido destacada anteriormente pelo epidemiologista Bruce Aylward, conselheiro-sênior da OMS.

Em sua visão, isso significa que a crise de covid poderia “facilmente se arrastar até 2022”.

Menos de 5% da população da África foi vacinada, em comparação com 40% na maioria dos outros continentes.

A grande maioria das vacinas contra a covid foi usada em países de renda alta ou média alta. A África é responsável por apenas 2,6% das doses administradas globalmente.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments