Chamada de “planta pênis” por ter formato que lembra o órgão sexual masculino.
Espécie gigante floresceu em um jardim botânico na Holanda; tal fenômeno não era registrado na Europa desde 1997
Pela primeira vez em quase 25 anos
loresceu na Europa uma planta gigante da espécie Amorphophallus decus-silvae, com 1,80 metros de altura. O fenômeno foi registrado no jardim botânico Leiden Hortus Botanicus, da Universidade de Leiden, na Holanda, no dia 19 de outubro.
Nativa da ilha indonésia de Java
a espécie não floresce facilmente. Quando isso ocorre, ela emite um odor muito forte, o qual é classificado como “cheiro de carne podre” que atrai diversos insetos polinizadores.
O último registro aconteceu em 1997.
No Instagram do Leiden Hortus, os funcionários declararam que o acontecimento foi muito significante. “Como a planta é tão rara e poucos jardins botânicos têm a Amorphophallus decus-silvae em sua coleção, observá-la florescer é muito especial.”
Além disso, eles deram uma explicação sobre o ciclo da espécie: “nos anos em que a planta não floresce, ela coleta energia apenas fazendo folhas e armazenando alimentos nos tubérculos. Após a floração, o ciclo de crescimento das folhas começa novamente”.
A “planta pênis” da mesma família Amorphophallus titanum, conhecida como jarro-titã e flor-cadáver – uma flor gigante que pode atingir até três metros de altura e também emite um fedor desagradável nas raras vezes em que floresce.