Estão sendo cumpridos 28 mandados judiciais de prisão preventiva e de busca e apreensão em cinco cidades
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Intervenção visando desarticular esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para o estado do Maranhão.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 28 mandados judiciais de prisão preventiva e de busca e apreensão em cinco cidades: Guajará-Mirim, Porto Velho, Paço de Lumiar/MA, São José de Ribamar/MA e Parauapebas/PA.
A Polícia informou que durante a operação três remessas de drogas foram apreendidas nas cidades de Ji-Paraná e Porto Velho. São aproximadamente 310kg de cocaína.
As investigações iniciaram em março deste ano, quando integrantes do grupo criminoso, que é sediado em Porto Velho, tentavam trocar um caminhão por droga (cocaína) na cidade de Guajará-Mirim.
De acordo com apurado, a quadrilha adquiria a droga em Guajará Mirim e a enviava para a capital do Maranhão, São Luís, por rodovias federais, especialmente a BR-364 e BR-230 (Transamazônica).
O dinheiro da droga era recebido de forma dissimulada em contas bancárias de empresas de “fachada” e de pessoas próximas aos traficantes, o que caracteriza o delito de lavagem de dinheiro.
Os presos, após serem ouvidos pela Polícia Federal, serão encaminhados para o sistema prisional onde responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação ao tráfico, bem como lavagem de dinheiro cujas penas somadas podem chegar a mais de 40 anos de prisão.
O nome da Operação é atinente aos esforços despendidos pela Polícia Federal na Intervenção no tráfico de drogas entre Rondônia e Maranhão.