No Rio de Janeiro, primeira capital a iniciar a imunização dessa faixa etária, já foram aplicadas cerca de 2 mil doses
Pelo menos cinco capitais brasileiras devem iniciar a imunização contra a Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos com a vacina Coronavac a partir da próxima segunda-feira (18). São elas: Salvador, Fortaleza, Boa Vista, Manaus e Belém, segundo levantamento feito pela CNN.
As demais capitais ainda aguardam orientação do Ministério da Saúde, que prepara uma nota técnica orientando as secretarias de Saúde dos Estados a iniciarem a vacinação com a Coronavac para essa faixa etária.
O informativo deve ser divulgado no início dessa semana, conforme antecipou o analista da CNN Kenzô Machida. O Ministério da Saúde vai informar ainda que as secretarias estaduais e municipais devem iniciar a vacinação nesse público utilizando os estoques existentes.
No Rio de Janeiro, onde a vacinação de crianças com 4 anos começou na última sexta-feira (15), foram aplicadas 2.121 doses de vacina contra Covid-19. O balanço das doses aplicadas nesse sábado (16) ainda não foi divulgado.
Até a próxima terça-feira serão vacinados meninos e meninas de 4 anos. As crianças (meninos e meninas) de 3 anos serão imunizadas entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22). E a partir do próximo sábado (23), a vacinação passa a ser para quem tem 3 anos ou mais.
A Prefeitura do Rio está abastecida com 100 mil doses da CoronaVac e já enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo novo aporte da vacina.
Para a imunização das crianças de 3 e 4 anos, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informa que será utilizada a CoronaVac, com esquema vacinal de duas doses e intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As autoridades em saúde reforçam que a vacina é comprovadamente segura e eficaz, além de importante para prevenir complicações da Covid-19.
A vacinação para crianças de 3 a 5 anos com a Coronavac foi aprovada pela Anvisa, na semana passada. Os diretores votaram por unanimidade de acordo com o voto da diretora relatora. Em sua aprovação a Anvisa não impôs restrição de aplicação para crianças imunossuprimidas desta faixa etária.
Atualmente duas vacinas contra Covid-19 estão autorizadas no Brasil: a vacina da Pfizer, a partir de 5 anos, e a vacina CoronaVac, a partir de 6 anos. A decisão da Agência autoriza a ampliação do uso da vacina CoronaVac para a imunização de crianças a partir de 3 anos de idade.