Decisão tem caráter de acompanhamento. Nesta quarta-feira (05), agência reguladora divulgou resultados de pesquisa feita com 88 mil consumidores.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu cobrar esclarecimentos da Claro por causa dos crescentes problemas na prestação dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa. A operadora teve resultados considerados baixos na avaliação dos próprios clientes, de acordo com uma pesquisa realizada ao longo de 2022 e divulgada nesta quarta-feira (05) pela agência.
A superintendente de Relações com Consumidores na Anatel, Cristiana Camarate, explicou que inicialmente será instaurado um processo de acompanhamento. Ele poderá ser convertido num processo sancionatório, em que a empresa corre o risco de levar multa e outras penalizações. A Claro deverá propor soluções para contornar as variadas queixas detectadas na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. O TechTudo entrou em contato e aguarda um posicionamento da companhia.
A pesquisa divulgada hoje tem a proposta de traçar um panorama sobre o setor de telecomunicações. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, classificou o documento como referência em todo o planeta. Cerca de 88 mil consumidores responderam aos questionamentos. Os dados tabulados permitem saber o resultado de cada operadora, em cada estado brasileiro, e por tipo de serviço prestado.
Em linhas gerais, Camarate explica que houve aumento da satisfação com a banda larga fixa, quando consideradas todas as empresas do setor. Por outro lado, a internet móvel passou por uma queda na avaliação. Os clientes mais afetados são aqueles que utilizavam os serviços da Oi Móvel. Atualmente, a empresa foi diluída e os consumidores migraram para Claro, TIM e Vivo.
Padrões de uso da rede de internet — Foto: Divulgação/Anatel
O relatório revela ainda a importância do Wi-Fi para os brasileiros. Esta é a principal forma de acesso à internet nos seguintes serviços:
- 83% na banda larga fixa
- 72% no celular pré-pago
- 64% no celular pós-pago