Recurso de Verificação de Dispositivo e mais pretendem aumentar a proteção de contas no aplicativo; confira as novidades em segurança anunciadas pelo WhatsApp hoje (13)
O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (13) novos recursos de segurança para manter a sua conta protegida no app, disponível para Android e iPhone (iOS). São eles, por exemplo, a Verificação de Dispositivo, que foca evitar que malwares tomem o seu perfil no mensageiro, e o recurso de proteção de conta, que confirmará a sua identidade quando houver a tentativa de migrar um perfil para outro celular. A verificação de dispositivo está disponível já hoje no Android, e será liberada aos poucos para iPhone.
WhatsApp ganha novas funções de segurança para o app; veja novidades — Foto: Reprodução/Pexels
Uma das novidades do WhatsApp é a proteção de conta, que verificará os dispositivos em que você logar com o seu perfil. De acordo com o que foi divulgado até o momento, toda vez que você for transferir a sua conta para um novo celular, o app perguntará, no aparelho de origem, se você deseja de fato fazer essa mudança. O alerta mostrará o horário e o local em que houve a tentativa de migração. A ideia é de que isso evite, por exemplo, que sua conta seja “sequestrada” por invasores.
Esse recurso de proteção de conta ainda não está liberado, mas, segundo o WhatsApp, será disponibilizado no decorrer dos próximos meses para todos os usuários. O mensageiro não informou, porém, se essa medida de segurança será obrigatória para toda a comunidade do app.
Outra função de segurança adicionada ao mensageiro foi a Verificação de Dispositivo, que visa proteger o seu perfil de ataques feitos via malware. Essa novidade não precisa ser ativada pelos usuários porque faz parte do código e, por isso, é acionada de maneira automática pelo app. Por enquanto, ela está disponível apenas para Android, mas será liberada para iPhone em breve.
Nova verificação de registro adiciona uma camada extra de segurança ao WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp
Agora, como o recurso de Verificação de Dispositivo vai funcionar? Segundo o WhatsApp, a novidade adiciona um novo modo de verificação de autenticidade e vai impedir que malwares se conectem à conta dos usuários. Isso evitará, por exemplo, que tenham acesso às conversas e aos dados trocados pelo mensageiro. Para fazer isso, a função vai gerar diferentes tokens de segurança, que verificarão se o servidor que tenta se conectar ao WhatsApp é de fato do usuário dono da conta.
Em relação ao recurso de Verificação de Dispositivo, o WhatsApp frisa ainda que um grande risco à infecção por malwares capazes de driblar a criptografia de ponta a ponta são as versões não oficiais do mensageiro. Elas prometem liberar diversos recursos que não existem ainda no app oficial e precisam ser baixadas externamente à Google Play Store. Essa prática fere os termos de uso do app e pode infectar seu celular com diferentes tipos de vírus – inclusive os que roubam contas.
Por fim, a última novidade que o WhatsApp anunciou para ampliar a segurança no app é a possibilidade de verificar se uma conversa está ou não protegida por criptografia de ponta a ponta. O recurso foi chamado de “Transparência essencial” e poderá ser acessado diretamente pelo aplicativo.