Alíquota média desses produtos era de 11% e será zerada até dezembro de 2025, favorecendo mais de 40 setores da economia. Medida será publicada no Diário Oficial da União.
O governo decidiu nesta terça-feira (9) zerar o imposto de importação de 564 máquinas e equipamentos utilizados pela indústria no Brasil, mas fabricados no exterior. Também não será cobrado imposto de importação de 64 itens de informática e telecomunicações.
A isenção valerá até 31 de dezembro de 2025 e atende a um pedido da indústria. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a alíquota média de importação desses produtos era de 11%.
A medida foi aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU), quando entrará em vigor.
Em nota, o MDIC afirma que serão mais de 40 setores da economia beneficiados, entre eles:
- metalurgia;
- eletricidade e gás;
- veículos automotores;
- máquinas e equipamentos;
- celulose e papel.
Ainda segundo o MDIC, cerca de 80% dos equipamentos que agora terão isenção tarifária até 2025 são importados dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Itália, pois não existe produção nacional. Os demais 20% vêm de outros países.