Álbum “Meu Compartilhamento de Fotos” será oficialmente excluído no dia 26 de julho
A Apple decidiu desativar o álbum “Meu Compartilhamento de Fotos”, local que costumava salvar automaticamente imagens na nuvem e mantê-las por 30 dias gratuitamente. A ação resultará na exclusão de fotos em iPhones e iPads ainda este mês, mais especificamente no dia 26 de julho — ou seja, você tem até esta data para salvar seu conteúdo.
Para quem tem pressa:
- A Apple irá apagar o álbum Meu Compartilhamento de fotos, bem como seu conteúdo;
- O Meu Compartilhamento de Fotos foi criado por Steve Jobs como uma opção gratuita para armazenar fotos. Ele estava ativo há mais de uma década;
- O serviço armazena até mil fotos, mas quando o espaço gratuito se esgota, as imagens param de ser guardadas na nuvem, sugerindo que o usuário pague pelo iCloud+ (mais espaço);
- Contudo, ele guardava as fotos mesmo sem espaço, ao mesmo tempo em que enviava alertas sobre a necessidade de backup das imagens (oferecendo assim o serviço do iCloud ou sugerindo que o usuário liberasse espaço);
- O recurso servia como uma opção alternativa aos planos pagos do iCloud. Agora, o Fotos do iCloud ocupará o lugar.
Com a transição em andamento, novos uploads de fotos para o Meu Compartilhamento de Fotos foram interrompidos em 26 de junho de 2023 — desde essa data suas fotos já não estão mais sendo salvas neste álbum.
De acordo com anúncio da Apple, uma opção alternativa ao álbum gratuito agora será o Fotos do iCloud, ele armazena automaticamente suas fotos e vídeos para você poder acessar a biblioteca em qualquer dispositivo. O esquema é praticamente o mesmo: tendo espaço no iCloud e dispositivo, a foto ou vídeo é armazenada. Quando o armazenamento estiver quase cheio, alertas serão enviados.
Como salvar as imagens do álbum Meu Compartilhamento de Fotos?
Segundo a Apple, em tese, você não perderá as fotos, já que elas continuarão no seu dispositivo — se suas fotos no Meu Compartilhamento de Fotos ainda não estiverem na sua biblioteca, é necessário salvar para que elas permaneçam mesmo depois que o serviço for excluído. Porém, elas não estarão mais na nuvem, ou seja, se você trocar ou perder seu celular o conteúdo não poderá mais ser acessado, sendo perdido permanentemente.
Para aqueles que já pagam pelo iCloud+ e tem espaço, a mudança não deve afetar seu conteúdo. Mas para os que costumam usar apenas o serviço gratuito e manter fotos fora da nuvem da Apple é melhor se prevenir:
- Abra o Fotos e toque em Álbuns;
- Toque em Meu Compartilhamento de Fotos e Selecionar — escolha as fotos que deseja salvar;
- Clique em Compartilhar e Salvar Imagem para guardar as fotos no seu próprio aparelho — assim mesmo que o serviço se encerre, as fotos permanecerão lá.
No Mac, o processo é quase o mesmo:
- Abra o app Fotos e, em seguida, abra o álbum Meu Compartilhamento de Fotos.
- Selecione todas as fotos que você deseja salvar que não estão atualmente na sua fototeca.
- Arraste-as do álbum Meu Compartilhamento de Fotos para sua Biblioteca.