A nova rede social da Meta, Threads, atingiu a impressionante marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento. Dessa forma, a plataforma superou o recorde anterior estabelecido pelo ChatGPT, que levou dois meses para alcançar o mesmo número de usuários.
Crescimento recorde
O Threads, que foi lançado no dia 6 de julho, é a mais recente tentativa da Meta de competir no espaço das redes sociais. A plataforma foi projetada para ser um “shopping center” digital, em vez de uma “praça pública”, de acordo com Adam Mosseri, o chefe do Instagram.
Isso significa que, ao contrário do Twitter, o Threads não tem como objetivo ser um centro para notícias e discussões políticas. Tanto é que a plataforma não vai incentivar esse tipo de conteúdo. Em vez disso, a nova rede social pretende ser um espaço para comunidades focadas em tópicos como esportes, música, moda, beleza e entretenimento.
O rápido crescimento do Threads não é tão surpreendente assim. Afinal de contas, ele foi lançado pela Meta, uma empresa já consolidada no mundo todo. Mas mesmo assim, isso é algo inédito. Em que sentido? Se você parar para pensar, todas as grandes inovações recentes das redes sociais foram atualizações das plataformas já existentes. Ou seja, Facebook, Instagram e Twitter foram simplesmente adicionando novas funções e recursos.
Novos aplicativos lançados por empresas menores acabaram sendo esquecidos, a exemplo do BeReal. A única exceção a essa regra é o TikTok, que foi lançado por uma empresa “pequena” na época e conseguiu bater de frente com as grandes plataformas vigentes. Portanto, essa é a primeira vez que uma grande empresa lança uma plataforma de mídia social totalmente nova.
Estratégia de crescimento bem acertada
Um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso inicial do Threads foi a sua integração com o Instagram. Ao permitir que os usuários do Instagram se conectem facilmente ao Threads, a Meta foi capaz de aproveitar a enorme base de usuários da plataforma para impulsionar o crescimento do Threads.
Além disso, a empresa fez um esforço consciente para envolver os influenciadores digitais na nova plataforma, reconhecendo o papel crucial que esses criadores de conteúdo desempenham em atrair público para as redes sociais.
No entanto, apesar do sucesso inicial, ainda há muito trabalho a ser feito. Por exemplo, o Threads ainda precisa implementar um feed que mostre apenas as postagens das pessoas que o usuário segue. É imprescindível também lançar uma versão web da plataforma. Além disso, a Meta terá que encontrar uma maneira de monetizar a plataforma de forma eficaz, a fim de garantir sua viabilidade a longo prazo.