segunda-feira, 21-abril-2025
    InícioMundoPapa Francisco morre aos 88 anos; pontificado começou em 2013

    Papa Francisco morre aos 88 anos; pontificado começou em 2013

    Notícia foi dada pelo Vaticano.

    OPapa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, será lembrado como um pontífice que rompeu paradigmas, enfrentou temas sensíveis com coragem e deixou uma profunda marca na história recente da Igreja Católica. Argentino, primeiro papa latino-americano e jesuíta, liderou a Igreja desde 2013 com um olhar voltado aos pobres, à inclusão e à modernização da instituição.

    Desde o início de seu pontificado, Francisco deixou clara sua prioridade: o combate à pobreza. Escolheu o nome em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por sua dedicação aos mais necessitados. Seu lema papal, “Miserando atque eligendo” (“Olhou-o com misericórdia e o escolheu”, em português), refletia o espírito de sua missão.

    Francisco também foi um líder atento às grandes questões do mundo. Durante sua gestão, não hesitou em criticar duramente líderes de países em guerra, como o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Atacou ainda a omissão da União Europeia diante da crise dos refugiados, que se agravou a partir de 2015, e constantemente pediu acolhimento, empatia e solidariedade.

    Em um dos momentos mais marcantes de seu papado, Francisco rezou sozinho na deserta Praça São Pedro durante o auge da pandemia de Covid-19, em 2020. A imagem do papa solitário, em meio à chuva, com a praça vazia — algo impensável até então — se tornou símbolo de esperança para milhões ao redor do mundo.

    Notícias ao Minuto[Legenda]© Getty

    Internamente, promoveu reformas profundas na estrutura do Vaticano, especialmente na área econômica e financeira. Continuou o processo de reestruturação iniciado por Bento XVI e atuou contra irregularidades no banco do Vaticano, alvo histórico de denúncias de lavagem de dinheiro. Também modernizou a Cúria Romana, buscando maior eficiência e transparência.

    Apesar das dificuldades de saúde — sofria com dores no quadril e chegou a ter dificuldades de equilíbrio —, Francisco nunca cogitou formalmente a renúncia. “Estou indo em frente”, afirmou, contrariando o que havia dito em 2015, quando revelou acreditar que seu pontificado seria breve.

    Foi um papa de gestos e ações simbólicas: o primeiro a convidar um homem trans para o Vaticano, recusou-se a julgar homossexuais e defendeu que a Igreja deveria ser um “hospital de campanha, não um posto alfandegário que separa os bons dos maus cristãos”. Para o vaticanista Marco Politi, Francisco promoveu uma verdadeira “revolução nos passos do Concílio Vaticano II”, ao desafiar tabus sexuais e abrir espaço para uma visão mais humana e pastoral da fé.

    Notícias ao Minuto[Legenda]© Getty

    Francisco impulsionou uma Igreja que se aproximou dos fiéis em situações “irregulares”, acolheu os marginalizados e defendeu que misericórdia deveria prevalecer sobre a rigidez das normas. Seu legado, feito de fé, coragem e transformação, permanecerá como um dos mais significativos da história da Igreja Católica.

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!