Assistentes sociais foram homenageados durante sessão solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (16). A homenagem faz alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. O profissional dessa área trabalha pelos direitos humanos, buscando melhores condições de vida para os grupos mais vulneráveis da sociedade.
A sessão solene foi proposta pelo deputado Ribamar Araújo (PL). Também compuseram a mesa de honra, o secretário municipal da Assistência Social e Família (Semasf), Claudinaldo Leão Rocha; a presidente do Conselho Regional do Serviço Social da 23ª região, Noeme Ribeiro de Assis Lemos e a presidente da Associação dos Assistente Sociais, Ana Paula Ramos Antunes.
Ainda estiveram na mesa, a assistente social aposentada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Maria de Fatima Formiga Ramos; a assistente social Zeneide Nazaré, e a presidente do Sindicato das Assistentes Sociais, Khristiane Cabral Costa.
No auditório, estavam assistentes sociais de diversas entidades do estado e acadêmicos do curso de assistência social. Iniciando os discursos, Zeneide, que atuou na área por 38 anos, disse que acompanhou as transformações do estado e agradeceu a homenagem.
Maria de Fatima ressaltou que os profissionais devem honrar todos os pilares da profissão e, sobretudo, a Constituição Federal. A presidente da Associação dos Assistentes Sociais, Ana Paula, destacou a importância de a categoria se unir, para lutar por oportunidades.
A presidente do Sindicato das Assistentes Sociais, Khristiane, falou sobre a luta por um piso salarial justo, a inserção do assistente social na Educação e carga horária de 30 horas. A presidente do Conselho Regional do Serviço Social da 23ª região, Noeme, complementou que a união da categoria fortalece a profissão.
Já o secretário municipal da Assistência Social e Família, Claudinaldo, explicou sobre ações que estão sendo implementadas na secretaria. Em seguida, a assistente social da Divisão de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, Jacqueline Predraza Mendes, falou sobre as experiências vividas pelos profissionais durante a pandemia. “É um desafio que vai ficar aqui, na memória, que eu vou levar para sempre. Só quem estava lá, no dia a dia, nesse processo de trabalho, sabe o que passamos; a sobrecarga psicológica, emocional e de trabalho”, destacou.
Também falou sobre a atuação dos assistentes durante a pandemia, a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Serviço Social, Ângela Maria Gomes Pinheiro, que se contaminou com o Coronavírus. “No pior momento da pandemia, quando boa parte da população se protegia em seu lar, sob a égide do home office, muitos profissionais enfrentavam o vírus olho no olho. Estavam com medo? Sim. Ninguém lá era super-herói. Mas era com medo mesmo que eles estavam lá. E eles continuavam na guerra em prol da defesa dos direitos daqueles que estavam agonizando por conta da Covid, e não só por eles, mas por seus familiares”, enfatizou.
Ainda durante a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional que conta a história da criação da Assistência Social no Brasil, com os avanços e regulamentações. Em uma das passagens, foi destacado a frase: “Ser assistente social é rebelar-se contra a história de predomínio da indiferença”.
Também foi mostrado um vídeo com nomes de profissionais que morreram com Covid-19. Para encerrar, o deputado Ribamar ressaltou a importância do trabalho dos assistentes sociais.
“A nossa homenagem também se reveste de outro significado. Através da nossa homenagem, cobramos e chamamos atenção das nossas autoridades, para que possamos conquistar as 30h, que não é obedecido em todo estado, o piso salarial justo e a inserção do assistente na Educação”, salientou.
Assista a sessão solene na íntegra, incluindo os vídeos institucionais da Assistência Social, na página oficial da Assembleia Legislativa no Youtube.
Texto: Secom – ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz