quinta-feira, 3-abril-2025
    InícioDestaqueBailarina da Praça é nomeada servidora pública de Porto Velho

    Bailarina da Praça é nomeada servidora pública de Porto Velho

    Nomeação foi publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial. Elielza é considerada um patrimônio histórico de Porto Velho.

    O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), nomeou Elielza Ramos Freire, conhecida como “Bailarina da Praça”, como servidora pública municipal. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial.

    O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Léo Moraes por meio das redes sociais. Elielza é considerada um patrimônio histórico de Porto Velho, conhecida por suas apresentações artísticas em praças e eventos importantes da capital.

    “Depois de tantos anos, agora a Bailarina é funcionária do prefeito. Isso não é uma alegria muito grande? Saber que agora eu vou ter meu dinheiro para pagar minhas contas. É uma oportunidade muito boa”, disse ela em um trecho do vídeo.

    De acordo com a prefeitura, a Bailarina da Praça vai exercer a função de recepcionista do Prédio do Relógio.

    Mas quem é a Bailarina da Praça?

     

    Bailarina da Praça — Foto: Khauane Farias

    Bailarina da Praça — Foto: Khauane Farias

    Desde 1993, a Bailarina da Praça promove diversas festas infantis gratuitas para as famílias em alusão a datas comemorativas. A artista esbanja alegria por onde passa e chama atenção por distribuir arte sem pedir nada em troca.

    Sempre vestida como uma boneca e usando asas de borboleta, ela ficou marcada no imaginário do povo por sempre estar presente em eventos especiais da cidade, como nos tradicionais desfiles de 7 de setembro e na queima de fogos nas comemorações de réveillon.

    “Cansei de ouvir ‘por que você trabalha com isso?’ e eu respondia: não é um trabalho, faço porque gosto”, comenta a Bailarina.

     

    Por muitos anos, os portovelhenses se acostumaram com as apresentações da Bailarina em suas rotinas, porém, nos últimos tempos, um tratamento contra um câncer no pâncreas a afastou das ruas.

    “Passei por momentos difíceis com a doença e também, depois de um tempo, percebi que as coisas haviam mudado, não eram como antes. As pessoas não me olhavam como deveriam, eu sentia que não era bem-vinda em alguns lugares. Sentia uma tristeza quando muitas vezes não tinha para ajudar e não era ajudada”.

     

    O tratamento durou alguns meses, entre complicações e remições do câncer, a Bailarina venceu a doença e se recuperou. Ao receber o convite de ser o enredo do tradicional bloco neste ano, a mulher que tentava espaço no palco de outros, iria ganhar um só para ela.

    “Fiz muitas asas de borboletas iguais as que eu uso, as pessoas vão poder compra e alugar, se quiserem. Pra mim elas simbolizam liberdade. Quero que todos possam ir no dia do bloco e que possam me ver em cima do palco”, completa a artista.

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!