Um conceito de carro movido a hidrogênio alcançou o Guinness Book – o livro dos recordes – pela sua capacidade de percorrer uma distância histórica. Ele conseguiu rodar 2.488 km com um quilo de combustível.
O Eco-Runner XIII – a 13ª geração do automóvel – foi produzido com o foco na sua eficiência em relação a outros veículos movidos a combustíveis fósseis. Ele teve sua criação feita por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.
Quando bateu o recorde mundial – anteriormente de 2.056 km do Renault Zoe elétrico –, a equipe foi capaz de dirigir durante 71,5 horas, com divisão de turnos de duas horas para cada e paradas somente mudar o motorista.
O Eco-Runner XIII foi apresentado em maio deste ano e se destaca por ser um veículo de três rodas. Ele tem como seu material a fibra de carbono no lugar do aço em algumas partes, como a carroceria, o sistema de suspensão e a direção, além de chegar a 72 quilos totais.
A sua velocidade máxima é limitada a aproximadamente 45 kh/h. Além disso, ele possui espaço apenas para uma pessoa e não é considerado pronto para realizar uma viagem. Mesmo assim, os pesquisadores o consideram mais um avanço rumo a tornar a tecnologia limpa de combustível mais próxima de se tornar uma realidade.
Vale lembrar que recentemente especialistas falaram sobre a produção do hidrogênio verde como alternativa de combustível limpo, cuja produção teria como principal desafio a parte logística.