A chuva de meteoros Gemínidas, que teve seu pico visível no Brasil e o lançamento do foguete Vulcan Centaur foi adiado.
A chuva de meteoros Gemínidas ocorreu na noite de quinta-feira (14) e contou com algumas bolas de fogo além das “estrelas cadentes” convencionais. Esse evento anual acontece quando a Terra passa pelo fluxo de detritos deixado pelo asteroide 3200 Phaethon. No hemisfério norte, a chuva Gemínidas pode trazer mais de 100 meteoros por hora, enquanto no hemisfério sul esse número é reduzido pela metade. Mesmo assim, aqueles que puderam observar em um céu limpo e escuro tiveram um espetáculo memorável.
O lançamento do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA), foi adiado. A missão estava programada para a véspera de Natal e tem como objetivo levar uma carga com amostras das cinzas da atriz Nichelle Nichols e de outros membros do elenco original da franquia Star Trek. Além disso, a missão também levará o lander Peregrine, da Astrobotic, que tentará realizar o primeiro pouso comercial na Lua.
Após o ensaio molhado, a ULA teve resultados diferentes do esperado, o que levou a empresa a adiar o lançamento para o início de janeiro.
A China também realizou um lançamento espacial na quinta-feira (14), utilizando um foguete Long March 2F a partir do Centro de Lançamentos Jiuquan, no Deserto de Gobi. Não foram divulgados detalhes sobre os objetivos da missão ou a carga útil transportada. A nave espacial experimental da China deve orbitar a Terra por algum período, conduzindo experimentos científicos e verificando tecnologias reutilizáveis, antes de retornar ao local de pouso na China.