quinta-feira, 3-abril-2025
    InícioDestaqueEm sua defesa, Moraes diz que condenou mais “velhinhos” do que “velhinhas”......

    Em sua defesa, Moraes diz que condenou mais “velhinhos” do que “velhinhas”… Sim, e daí?

    Momento absolutamente surreal no julgamento iniciado nesta terça-feira (25).

    Em tom midiaticamente exaltado, o senhor Moraes disse que ‘há uma narrativa de que estamos condenando velhinhos com Bíblias nas mãos’ no 8 de Janeiro.

    Para ‘provar’ que se trata de ‘fake news’, o ministro exibiu uma imagem com estatísticas que mostram que, do total de réus, apenas 7% eram maiores de 70 anos, 36% tinham entre 60 e 69 anos de idade, etc. Além disso, mostra que havia mais homens do que mulheres.

    A pergunta óbvia é:

    Sim, e daí?

    Por acaso o fato de, digamos, terem sido 20 idosos (e não 40) condenados a penas absurdamente desproporcionais torna esse julgamento menos injusto?

    Por acaso o fato de terem sido condenados mais ‘velhinhos’ do que ‘velhinhas’ torna menos graves as inúmeras violações do devido processo legal – começando pelo julgamento em única instância por um tribunal que não tem competência para julgar esses réus?

    O STF é incompetente para julgar as quase 2 mil pessoas comuns (sem foro ‘privilegiado’) envolvidas no 8 de janeiro, como tem dito repetidas vezes o ministro aposentado do STF Marco Aurélio de Mello.

     

    Mas para ‘rebater’ essa alegação de incompetência do Supremo, o senhor Moraes prosseguiu (depois dos ‘esclarecedores’ slides) já com o ‘argumento’ na ponta da língua:

    ‘O STF é sim competente para julgar os réus do 8 de Janeiro porque já decidiu que é competente em 1494 casos do 8 de Janeiro.’

    Ou seja: o STF julgou e vai continuar julgando porque decidiu que pode julgar; e ponto final.

    O julgamento está apenas começando, razão pela qual não usarei aqui a expressão ‘fundo do poço’ – só Deus sabe quantos alçapões ainda teremos pela frente (ou seria ‘por baixo’?).

    Marcelo Rocha Monteiro. Procurador de Justiça.

    Veja o vídeo:

    Em sua defesa, Moraes diz que condenou mais “velhinhos” do que “velhinhas”… Sim, e daí?

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!