sábado, 19-abril-2025
    InícioMundoEUA bombardeiam porto dos Houthis no Iêmen e matam ao menos 38

    EUA bombardeiam porto dos Houthis no Iêmen e matam ao menos 38

    Ataque visava cortar fonte de combustível do grupo apoiado pelo Irã; mais de 100 pessoas ficaram feridas, segundo mídia ligada aos Houthis.

    Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra um porto controlado pelos Houthis no oeste do Iêmen na noite de quinta-feira (17), resultando na morte de pelo menos 38 pessoas, segundo informações da mídia ligada ao grupo extremista.

    A Reuters reporta que esta operação se configura como um dos episódios mais letais desde que os EUA intensificaram seus ataques contra os militantes apoiados pelo Irã.

    A emissora Al Masirah TV, controlada pelos Houthis, informou que os bombardeios, que segundo o Comando Central dos EUA visavam neutralizar uma fonte de combustível do grupo, também deixaram 102 feridos.

     

     

    Em comunicado divulgado no X (antigo Twitter), o Comando Central americano justificou a ação como um esforço para “enfraquecer a fonte de poder econômico dos Houthis”, acusando o grupo de explorar a população iemenita.

    Os Houthis, baseados no Iêmen e com apoio do Irã, intensificaram suas ações desde o início do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Em demonstração de solidariedade ao grupo terrorista palestino, também financiado por Teerã, os Houthis têm lançado mísseis em direção a Israel e atacado navios mercantes ocidentais que transitam pelo estratégico Mar Vermelho.

    Em resposta a esses ataques navais, os Estados Unidos, sob ordens do presidente Donald Trump, iniciaram bombardeios contra bases dos Houthis no Iêmen em meados de março.

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!