sábado, 23-novembro-2024
InícioMundoExército bombardeia Tigré, e rebeldes dizem que crianças foram mortas na ação

Exército bombardeia Tigré, e rebeldes dizem que crianças foram mortas na ação

TPLF, partido político com braço armado que comanda a região separatista na Etiópia, diz que alvo do bombardeio foi uma “residência civil”

Um ataque aéreo empreendido pelas forças armadas da Etiópia atingiu na quinta-feira (28) a região de Tigré, palco de um confronto entre os militares e forças rebeldes separatistas que dominam a área há cerca de 30 anos. De acordo com Hayelom Kebede, médico que trabalha na região e foi ouvido pela agência catari al Jazeera, ao menos dez pessoas morreram e 21 ficaram feridas.

O governo etíope confirmou a ação, parte de uma campanha aérea que tem sido realizada pelo exército na região. Segundo fontes oficiais, o alvo seria uma fábrica da capital regional Mekelle, que vinha sendo usado pelo braço armado da TPLF (Frente da Libertação do Povo Tigré), partido político que lidera a luta pela independência da região e que o governo trata como grupo terrorista.

Selamawit Kassa, porta-voz do governo etíope, diz que o ataque “destruiu a segunda parte da Engenharia Industrial Mesfin. A instalação foi usada pelo grupo terrorista TPLF para manter seu equipamento militar”

Kebede, porém, alega que o bombardeio atingiu também uma área residencial, fazendo vítimas entre os civis. “A contagem de mortos já chega a dez”, disse ele, deixando claro que o numero tende a aumentar, pois as condições são muitos ruins para tratar os feridos. A informação foi reforçada pela Agência de Comunicações de Tigré, ligada à TPLF.

Nahusenay Belay, porta-voz do grupo rebelde, foi além. Ele desmentiu as informações divulgadas pelo governo de que o ataque teria atingido um refúgio de combatentes. Segundo ele, o único alvo foi uma “residência civil”, e três crianças estão entre os mortos.

Questionado sobre as acusações, outro porta-voz do governo, Legesse Tulu, reforçou a posição oficial do Estado, em entrevista à agência Reuters: “Não há nenhum dano intencional e deliberado aos civis e suas propriedades. O ataque aéreo atingiu seu alvo com sucesso”.

Ataques frequentes

Os bombardeios realizados por aeronaves militares têm aumentado na região de Tigré. Devido ao corte das comunicações por lá e da impossibilidade de acesso dos jornalistas, as informações que chegam ficam quase sempre restritas àquelas fornecidas pelas partes envolvidas no conflito.

Enquanto o governo alega que os alvos têm sido exclusivamente militares, ou mesmo instalações que dão suporte à TPLF, os rebeldes afirmam que os bombardeios já atingiram uma clinica e uma fábrica, além de residências.

Por que isso importa?

A região de Tigré, no extremo norte da Etiópia, está imersa em conflitos desde novembro, quando disputas eleitorais levaram Addis Abeba a determinar a tomada das instituições locais. A disputa opõe a TPLF (Frente de Libertação do Povo Tigré), partido político com um braço armado, às forças de segurança nacionais da Etiópia, amparadas pelo exército da vizinha Eritreia.

Os militares chegaram a reconquistar Tigré, mas os rebeldes viraram o jogo e começaram a ganhar território. No final de junho, eles anunciaram um processo de “limpeza” para retomar integralmente o controle da região e assumiram o comando de Mekelle, a capital regional.

Pouco após a derrota do exército, o governo da Etiópia decretou um cessar-fogo e deixou Tigré. Os soldados do exército da Eitreia, que apoia Addis Abeba, também deixaram de ser vistos por lá. Posteriormente, com o avanço dos rebeldes, que chegaram inclusive às regiões vizinhas de Afar e Amhara, o exército foi enviado novamente para apoiar as tropas locais.

Em meio à disputa entre rebeldes e governo, a região enfrenta uma campanha que gera fome e violência e já deteriorou as condições de vida de cinco milhões de civis.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Most Popular

Recent Comments