quinta-feira, 3-abril-2025
    InícioDestaqueExiste câncer de coração?

    Existe câncer de coração?

    Você sabia que existe câncer de coração? Apesar de ser considerado pela comunidade médica como um evento raro, é possível acometer pacientes. Para se ter uma noção, a doença afeta menos de 2 em cada 100 mil pessoas a cada ano. Estima-se, ainda, que 8 em cada 10 tumores que afetam o coração são benignos (ou seja: que não possuem a capacidade de se espalhar para outras partes do organismo).

    O que acontece é que o coração é feito de tecido conjuntivo e células musculares que não se transformam muito rapidamente, o que as torna muito resistentes. Normalmente, as células cancerígenas crescem e se multiplicam no tecido epitelial, que tende a se transformar mais rapidamente e, portanto, é mais suscetível a uma mutação que pode levar ao câncer.

    O tecido epitelial reveste a maioria dos órgãos, como as mamas também possuem esse tecido. Por esse motivo, o câncer afeta mais comumente os tecidos das mamas e órgãos como cólon, pâncreas, pulmões e pele. Inclusive, já listamos os dez tipos de câncer mais comuns no Brasil.

    Tipos de câncer no coração

    O câncer de coração existe, mas é raro. Quando se trata de um tumor maligno, chamamos de angiossarcoma, cuja causa é desconhecida, embora a radiação e algumas toxinas possam desempenhar um papel. Outros subtipos de tumores cancerígenos do sarcoma também podem ocorrer no coração e nos grandes vasos (aorta, artérias pulmonares).

    Vale observar que o câncer cardíaco secundário é muito mais comum do que o primário, e ocorre mais quando as células cancerígenas se espalham para o coração a partir de um câncer em um órgão próximo.

    Câncer de coração é considerado como raro (Imagem: Alexandru Acea/Unsplash)

    Por exemplo, o câncer de pulmão pode se espalhar para o coração, causando câncer cardíaco secundário. Esse que se espalha é chamado de câncer metastático.

    Às vezes, os angiossarcomas do coração afetam vários membros da mesma família. Os cientistas acreditam que certas pessoas são mais propensas a esse câncer cardíaco primário por causa de seus genes, mas ainda é um assunto em estudo.

    De qualquer forma, uma das teorias levantadas pela comunidade científica é que a causa pode estar relacionada a uma mutação (alteração) em um gene chamado proteína 1 de proteção dos telômeros (POT1). Um pai com essa mutação genética pode passá-la para seus filhos, por exemplo.

    Sintomas do câncer no coração

    Por enquanto, não está claro se alguma escolha de estilo de vida ou condição de saúde aumenta o risco de câncer cardíaco. É até incerto como e por que surgem os tumores cardíacos ou qual a melhor forma de tratá-los.

    Os sintomas do câncer de coração também podem ser difíceis de identificar. No entanto, alguns dos principais sinais envolvem insuficiência cardíaca súbita e inexplicável, falta de ar e fadiga extrema. Outros sintomas incluem arritmia, dor no peito e desmaio.

    O câncer de corçaão também pode se espalhar para outras partes do corpo. Nesse caso, é mais comum se espalhar para o sistema nervoso. Também pode se locomover para os pulmões.

    Tratamento de câncer cardíaco

    Normalmente, a quimioterapia ou radioterapia são utilizadas para encolher um câncer de coração e aliviar os sintomas. Se outro câncer se espalhar para o coração, a ideia é tratar esse câncer primário. Outros tratamentos dependem da localização e tamanho do tumor, bem como de fatores como saúde geral e idade. A cirurgia para remover o tumor pode ser uma opção.

     

    Fonte: https://canaltech.com.br/saude/existe-cancer-de-coracao/

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!