Ao todo, 491 idosos vítimas de violência foram atendidos e 31 medidas protetivas foram solicitadas desde o início da operação. Ação ocorre em todo país através da Operação Vetus II.
Oito pessoas foram presas em Rondônia durante uma operação da Polícia Civil para combater crimes contra idosos. A Operação Vetus II teve início no dia 15 de outubro em todo país e foi deflagrada nesta quinta (18) nos municípios de Rondônia. São investigados suspeitos de agressão e maus-tratos a pessoas da terceira idade.
A operação faz parte de uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante os dias de ação em Rondônia, as equipes realizaram:
- 513 visitas a abrigos e residências de vítimas;
- 491 atendimentos a idosos vítimas de violência;
- 312 procedimentos policiais lavrados;
- 31 solicitações de medidas protetivas; e
- 8 prisões.
Esses resultados, segundo a classificação realizada pelo MJSP, deixou Rondônia na 4ª colocação em Inquérito Policial instaurados, e em 12º lugar no ranking de pessoas presas
O estado também aparece em 10° do país em atendimento a vítimas idosas e 15º em denúncias apuradas. Segundo a Polícia Civil, a operação continua em andamento.
Denúncias
As denúncias de casos de violência patrimonial, física, psicológica, sexual e institucional contra idosos podem ser feitas por meio do Disque 100 e 197. As ligações são gratuitas e a identidade do denunciante é preservada.
Conforme a polícia, a violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.