Três cachorros da raça pitbull foram baleados, sendo que um deles morreu, após invadirem uma casa e matarem um cachorro na tarde do último domingo (28), em Porto Velho. Os disparos foram feitos por um policial militar. A Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente (DERCCMA) abriu um inquérito para investigar o caso.
Segundo boletim de ocorrência, inicialmente os três pitbulls foram vistos passeando sozinhos pela avenida Abunã.
De acordo com a testemunha Liê Serraty, ao ver os três cães soltos, ela decidiu filmá-los e postou o vídeo em uma rede social para tentar encontrar o dono.
“Eu voltava do almoço quando encontrei os três pibulls. Logo percebi que eles tinham dono, pois eram bem cuidados”, disse.
Por conta da chuva do domingo (28) a rua não estava movimentada e os pitbulls continuaram andando sozinhos, até que viram o portão de uma casa aberto e então entraram no local.
No quintal dessa casa havia outro cão e os pitbulls o atacaram. “Eles pegaram o cachorro que estava na residência e o seguraram até o animal não se mexer mais. A dona se trancou dentro da casa e também fechou o portão e assim ela evitou que os cachorros saíssem do quintal dela”, contou a testemunha.
Nesse meio tempo a PM chegou no local e, segundo a testemunha, quando um dos policiais viu os pitbulls atacando o cachorro da casa, decidiu atirar contra os animais´para contê-los. Um dos pitbulls morreu na hora e outros ficaram feridos.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, que vai assumir a investigação, e a corporação informou que o caso precisa ser averiguado principalmente quanto a situação dos pitbulls estarem soltos na rua.
A Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente (DERCCMA) não descarta uma “possível omissão de cautela” por parte do dono dos três pibtulls.