Medida seria para controlar a necessidade de mais aumentos das taxas de juros do Fed.
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que é provável que os bancos do país tornem os empréstimos mais restritivos após as recentes quebras de instituições financeiras.
Essa restrição dos empréstimos seriam uma medida para controlar a necessidade de mais aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de acordo com uma transcrição de entrevista dada por ela à CNN e divulgada neste sábado (15).
Yellen disse ao programa “Fareed Zakaria GPS” que as ações políticas para conter a ameaça sistêmica causada pelas quebras do mês passado do Silicon Valley Bank e do Signature Bank tinham causado a estabilização das saídas de depósitos, “e as coisas têm estado calmas”.
“É provável que os bancos se tornem um pouco mais cautelosos neste ambiente“, disse Yellen. “Já vimos algum aperto nos padrões de empréstimo no sistema bancário antes desse episódio, e pode haver mais alguns por vir.“
Ela disse que isso levaria a uma restrição no crédito na economia que “poderia ser um substituto para mais aumentos de taxas de juros que o Fed precisaria fazer”.