quinta-feira, 21-novembro-2024
InícioAgriculturaTCC de Engenharia Elétrica da Uniron ganha destaque no Agronegócio

TCC de Engenharia Elétrica da Uniron ganha destaque no Agronegócio

No mês passado, diversos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UNIRON apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma virtual, através da Plataforma Collaborate. Na ocasião, teve banca examinadora, formada por docentes com expertise nos assuntos apresentados.

 

Por conta do nível apresentado, de acordo a avaliação da banca examinadora. Os trabalhos foram desenvolvidos em dupla. Assim, como outros alunos, Marcos André Sanchez e Matheus Messias de Castro tiveram seus trabalhos escolhidos para exposição no shopping da cidade.

 

Marcos e Matheus fizeram seu TCC com o conteúdo “Produção de Energia Elétrica Através do Biogás com Ênfase no Agronegócio em Rondônia”, e a orientação ficou a cargo do Professor Ildefonso Donizete e Silva Madruga.

 

Em todo o Brasil, assim como em Rondônia, o setor agropecuário tem desempenhado papel de destaque na emissão de gases do efeito estufa, em especial, devido a criação de bovinos. Nesse sentido, buscou-se avaliar o potencial energético de biogás e biometano a partir do aproveitamento de dejetos, baseado nos plantéis de bovinos de corte confinado e de leite em Rondônia.

 

Marcos afirma que a ideia inicial surgiu quando um amigo o questionou a respeito do que poderia ser feito na unidade de tratamento de esgoto – (UTE) que possui na sua propriedade rural, em Jaru. “Após muitas pesquisas chegamos à energia gerada através da biomassa. E Rondônia tem o 6º (sexto) rebanho de bovinos nacional. E por que não aproveitar o potencial econômico do estado? Logo, procuramos pesquisar a respeito deste tema”. Disse Marcos.

 

Por sua vez, Matheus afirma que “fomos buscar tecnologias que fossem capazes de atender a demanda e que pudesse respeitar o meio ambiente. Foi então que descobrimos a tecnologia do biogás. Nossa intenção foi permitir que as propriedades rurais possam ser autossuficientes na geração de energia. Nas pesquisas de campo e bibliográficas, percebemos que é possível usufruir desta tecnologia, gerando em alguns casos receita pela venda da parte excedente”.

 

Em visita realizada ao Sítio 2 irmãos, localizado na Linha C 70, km 9,0 – N° do Lote 108, Gleba 05, no município de Vale do Anari – RO, os proprietários, José Anastácio e Ilsa Pereira da Silva Marinho, mostraram o sistema de biodigestor instalado, cuja finalidade era utilização de gás de cozinha e biofertilizante. A presente visita de campo foi acompanhada por André Cortez, Gerente local da Emater.

 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Most Popular

Recent Comments