No mês passado, diversos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UNIRON apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma virtual, através da Plataforma Collaborate. Na ocasião, teve banca examinadora, formada por docentes com expertise nos assuntos apresentados.
Por conta do nível apresentado, de acordo a avaliação da banca examinadora. Os trabalhos foram desenvolvidos em dupla. Assim, como outros alunos, Marcos André Sanchez e Matheus Messias de Castro tiveram seus trabalhos escolhidos para exposição no shopping da cidade.
Marcos e Matheus fizeram seu TCC com o conteúdo “Produção de Energia Elétrica Através do Biogás com Ênfase no Agronegócio em Rondônia”, e a orientação ficou a cargo do Professor Ildefonso Donizete e Silva Madruga.
Em todo o Brasil, assim como em Rondônia, o setor agropecuário tem desempenhado papel de destaque na emissão de gases do efeito estufa, em especial, devido a criação de bovinos. Nesse sentido, buscou-se avaliar o potencial energético de biogás e biometano a partir do aproveitamento de dejetos, baseado nos plantéis de bovinos de corte confinado e de leite em Rondônia.
Marcos afirma que a ideia inicial surgiu quando um amigo o questionou a respeito do que poderia ser feito na unidade de tratamento de esgoto – (UTE) que possui na sua propriedade rural, em Jaru. “Após muitas pesquisas chegamos à energia gerada através da biomassa. E Rondônia tem o 6º (sexto) rebanho de bovinos nacional. E por que não aproveitar o potencial econômico do estado? Logo, procuramos pesquisar a respeito deste tema”. Disse Marcos.
Por sua vez, Matheus afirma que “fomos buscar tecnologias que fossem capazes de atender a demanda e que pudesse respeitar o meio ambiente. Foi então que descobrimos a tecnologia do biogás. Nossa intenção foi permitir que as propriedades rurais possam ser autossuficientes na geração de energia. Nas pesquisas de campo e bibliográficas, percebemos que é possível usufruir desta tecnologia, gerando em alguns casos receita pela venda da parte excedente”.
Em visita realizada ao Sítio 2 irmãos, localizado na Linha C 70, km 9,0 – N° do Lote 108, Gleba 05, no município de Vale do Anari – RO, os proprietários, José Anastácio e Ilsa Pereira da Silva Marinho, mostraram o sistema de biodigestor instalado, cuja finalidade era utilização de gás de cozinha e biofertilizante. A presente visita de campo foi acompanhada por André Cortez, Gerente local da Emater.