domingo, 13-abril-2025
    InícioDestaqueTrump recua e pausa tarifas; para China taxa sobe para 125%

    Trump recua e pausa tarifas; para China taxa sobe para 125%

    Segundo Trump, mais de 75 países iniciaram negociações com o governo americano para discutir questões comerciais, incluindo tarifas e manipulação cambial.

    Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma suspensão temporária de 90 dias na cobrança de tarifas sobre produtos de países que não retaliaram as tarifas aplicadas pelos EUA. A medida, divulgada pela rede social Truth Social, inclui uma tarifa reduzida de 10% em alguns casos. A pausa não vale para a China, que terá a alíquota sobre produtos exportados para os EUA aumentada de 104% para 125%.

    Segundo Trump, mais de 75 países iniciaram negociações com o governo americano para discutir questões comerciais, incluindo tarifas e manipulação cambial. “Autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, com efeito imediato”, afirmou o presidente. A China, no entanto, foi excluída da medida devido ao que o republicano chamou de “falta de respeito aos mercados mundiais”.

    Em resposta ao aumento de tarifas pelos EUA, a China havia anunciado mais cedo um acréscimo de 84% nas alíquotas sobre importados americanos. Trump reforçou a decisão de ampliar as tarifas para 125%, alegando razões comerciais e políticas. A tensão entre os dois países refletiu no mercado financeiro, com o dólar chegando a operar em alta superior a 1%, antes de iniciar uma queda e atingir R$ 5,89 no início da tarde.

    O Brasil, assim como outros países não incluídos nas retaliações, será beneficiado pela redução de tarifas para 10% durante os 90 dias. Produtos exportados pelo Vietnã também terão a tarifa limitada a 10% no mesmo período. Caso não haja avanço nas negociações, a alíquota vietnamita retornará ao patamar de 46% após o prazo estipulado.

    O anúncio foi realizado nos jardins da Casa Branca e faz parte de uma estratégia mais ampla de Trump para renegociar acordos comerciais em condições que favoreçam os Estados Unidos. A decisão de endurecer com a China ocorre em um momento de escalada das tensões econômicas entre os dois países, enquanto o governo busca maior equilíbrio em sua balança comercial.

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!