sexta-feira, 4-abril-2025
    InícioCidadesURGENTE: Draco realiza operação contra fraudes à licitação na Prefeitura

    URGENTE: Draco realiza operação contra fraudes à licitação na Prefeitura

    Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rolim de Moura, Santa Luzia, Ariquemes e Porto Velho

    No dia 12 de junho de 2023, a Draco2 – 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil deflagrou a operação “Provedor-mor” visando combater uma associação criminosa envolvida em fraudes de licitações no município de Rolim de Moura.
    Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rolim de Moura, Santa Luzia, Ariquemes e Porto Velho. Os alvos incluíam a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Rolim de Moura, empresários, agentes públicos municipais e assessores parlamentares.
    As investigações revelaram que agentes públicos ligados à CPL manipulavam licitações em favor de empresas “parceiras”, por meio de direcionamento, até mesmo a documentação destinada à abertura das licitações era enviada pelos empresários diretamente aos cuidados desses agentes, evidenciando a quebra de isonomia e imparcialidade no processo.
    O nome da operação, “Provedor-mor”, foi inspirado nos relatos do livro “A Coroa, a Cruz e a Espada”, no qual o autor explana sobre os primeiros casos de corrupção no Brasil, nos quais o Provedor-mor (equivalente ao ministro da Fazenda) distribuía obras públicas entre empresários amigos.
    Para os delegados Fred Matos, Roberto Santos e Rondinelly Santos, a ação da Draco2 representa um importante passo no combate à corrupção e à fraude em licitações, buscando resguardar a integridade do processo licitatório e garantir a igualdade de oportunidades entre as empresas concorrentes.
    Segundo o Delegado Geral da Policia Civil, Samir Fouad Abboud, a Polícia Civil continua atuando de forma incisiva no enfrentamento aos crimes organizados e à corrupção, reafirmando seu compromisso com a justiça e o combate à impunidade.
    A ação contou com auxilio de 60 policiais das unidades do Departamento de Estratégia e Inteligência, Draco, Decor, DRLD, CyberLab, Delegacias de Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Espigão do Oeste, Cerejeiras e Ariquemes.
    A ação é desdobramento da operação “O chamado”, deflagrada em 2022 que apurava prática conhecida como “rachadinha” praticada por parlamentar estadual.
    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Mais Populares

    Comentários Recentes

    Renato sobre Olá, internautas!!!